etcetera-technal

Março 2014

etcetera-technal Technal

: PALMARÉS ARCHITECTURE ALUMINIUM 2013
 

Mais de 150 arquitectos e instaladores na entrega dos Prémios Palmarés Architecture Aluminium 2013

Arquitectura, design, indústria e alumínio uniram-se na passada quinta-feira, 28 de Novembro, na entrega dos Prémios Architecture Aluminium Technal na Galeria Roca Madrid. Mais de 150 pessoas do mundo da arquitectura, da construção e dos meios de comunicação social estiveram presentes neste evento, em que a simbiose entre o arquitecto e o industrial foi a protogonista.

Joan Abadías e João Prata, Directores Comerciais da Technal Espanha e Portugal respectivamente, abriram a cerimónia, tendo passado de seguida a palavra a Claudine Lauzeral, Directora de Comunicação da Technal, que apresentou os membros do júri e passou em revista as obras vencedoras e as menções das categorias do Prémio, nomeadamente: Viver, Desfrutar, Trabalhar, Reabilitar e Estudar. Durante o seu discurso, destacou que "a marca Technal continua a ter o mesmo objectivo, premiar a arquitectura e o trabalho bem executado". Apesar do momento delicado que vive o mercado actual, a Technal continua a apostar na inovação e no desenvolvimento, apoiando a indústria e trabalhando com o objectivo de dar resposta às exigências do mercado. "Faço votos para que continuemos a trabalhar juntos em prol de um mundo mais belo, sustentável e confortável".

Ramón Sanabria, Presidente do júri, iniciou o seu discurso destacando os benefícios de projectar obras com alumínio: "É o mais leve de todos os materiais, a sua resistência não é muito elevada, todavia é dúctil e termoreflector e tem uma característica muito importante que não têm os outros materiais: é muito maleável".
"Na fábrica, na serralharia, no projecto, na obra... a exigência para cumprir os requisitos deste material é muito elevada. Eu gosto de estar em contacto com os materiais e com a obra, sobretudo quando os materiais possuem elevados padrões de exigência por parte dos arquitectos e por parte dos projectos. Gosto de falar de indústria artesanal".

"Acima de tudo o alumínio é um material que necessita de muito rigor e de muita disciplina nos projectos, tudo deve estar muito bem estudado e isso interessa-me bastante". Referindo a sua experiência como Presidente do júri nesta edição do I Palmarés Architecture Aluminium Technal comentou: "Este prémio da Technal é um prémio de arquitectura especial porque tem muitas áreas, seja direccionado para a sociedade, seja a favor das pessoas, tem uma vertente social, como se vive, como se trabalha..."
Os membros do júri Xavier Ferrés (Ferrés Arquitectos), Daniela Hartmann (Hidalgo-Hartmann), João Pernão (arquitecto) e José María Marzo (Director da Tectónica) entregaram os prémios aos vencedores e àqueles que obtiveram uma menção especial. No total foram cinco obras premiadas e sete menções. Adicionamente, o júri entendeu que seria oportuno atribuir uma menção especial.

José Velasco, Director da Technal Iberia, encerrou a cerimónia com um agradecimento especial ao júri pelo seu empenho e por terem dado "prestígio aos prémios". Também salientou o compromisso da marca com a arquitectura: "é a nossa razão de ser, sempre estivemos ligados a ela, faz parte do nosso ADN e permite-nos seguir em frente".

 
  • PALMARÉS ARCHITECTURE ALUMINIUM 2013 - Technal
  • PALMARÉS ARCHITECTURE ALUMINIUM 2013 - Technal
  • PALMARÉS ARCHITECTURE ALUMINIUM 2013 - Technal
  • PALMARÉS ARCHITECTURE ALUMINIUM 2013 - Technal
  • PALMARÉS ARCHITECTURE ALUMINIUM 2013 - Technal

Ramón Sanabria, Presidente do júri